top of page

Óleo é descartado corretamente nas concessionárias do GSRD

No Brasil, somente 24% do óleo lubrificante de automóveis, o responsável por reduzir o atrito entre as peças e garantir a vida útil dos componentes e do motor, é reciclado. A técnica para a reciclagem é conhecida como rerrefino e permite que o óleo lubrificante usado ou contaminado, também conhecido como oluc, seja usado novamente como matéria-prima. Após sua utilização, se mal administrado, o óleo torna-se um resíduo perigoso que pode causar danos à saúde e ao meio ambiente, por isso, a necessidade do rerrefino.

Um exemplo de empresa responsável pelo resíduo é o Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, presente em 10 cidades no interior de São Paulo. Desde 2010, os olucs de todas as unidades do grupo são armazenados em locais dentro do padrão ABNT (Associação Brasileira de Normas Ténicas) e encaminhados para o rerrefino. Com a troca de óleo dos veículos comerciais, agrícolas e de passeio, o Grupo Stéfani Ribeirão Diesel encaminha para o rerrefino, por ano, 115 mil litros de óleo lubrificante, transformando-se em nova matéria-prima.


Segundo a responsável pela área ambiental do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, Edvania Paula Ferreira Jorge, o rerrefino é realizado por uma empresa da cidade de Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, que faz a coleta em todas as concessionárias do Grupo Stéfani, realizando o destino correto para o óleo já utilizado. “Prezamos pela segurança do meio ambiente, por isso, contratamos esta única empresa que já realiza a coleta e rerrefino do oluc. Segundo ela, o produto é encaminhado para o Estado do Rio de Janeiro para adição dos aditivos e assim então, volta ao comércio. O processo evita que este resíduo perigoso seja descartado no meio ambiente, com a certeza que o óleo rerrefinado segue o caminho da sustentabilidade.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page